Em 2015, um grupo de interessados na área de Letras, entre eles estudantes e pesquisadores ligados à Universidade de São Paulo, passou a se reunir mensalmente para ler e debater os mais recentes textos publicados na área de Tradução e Adaptação, desenvolvimento também pesquisas sobre o tema adaptação-tradução cultural.

O GREAT, tal qual conhecemos agora, foi cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em novembro de 2016, tendo como linhas de pesquisa os estudos da Tradução e Adaptação, em suas diversas modalidades, desde intervenções intersemióticas e interlinguísticas ao estudos de dialetos.

Atualmente, coordenado pelo Professor Doutor John Milton, temos dezenas de membros das mais diversas áreas, como também membros de fora da USP, responsáveis por desenvolverem pesquisas, contribuindo para a fundamentação prática e teórica dos Estudos da Tradução e Adaptação.